2º BPM prepara programação para a Semana da Consciência Negra

0
155

O 2º Batalhão de Polícia Militar preparou uma grande programação para comemorar a Semana da Consciência Negra.

Os eventos na sede do 2º BPM terão início na próxima segunda-feira, dia 19, e serão encerrados na quinta-feira, dia 22.

De acordo com o Major Cavati, durante todos os dias serão realizadas oficinas temáticas, contação de histórias para crianças com temas oriundos da cultura africana e palestras, cuja tônica será “Questão Racial e Contemporaneidade”.

A Semana será aberta na segunda-feira, às 8h, pelo comandante da unidade, o tenente-coronel, Sebastião Aleixo, e show do grupo Afrozumba. Em seguida, terá início o ciclo de palestras. Paralelamente, acontecerá, também, a cerimônia de Incineração da Bandeira. Na quinta-feira, as atividades serão encerradas às 15h, com caminhada do grupo Afrozumba pela Avenida Guanabara, saindo do portão principal do 2º BPM.

Além das ações previstas na programação, três livros serão lançados durante os quatro dias de celebração. As obras são de autorias da Doutora Patrícia Rufino, do Doutor Gio Araújo e da Professora Loélia da Silva Miranda.

Esta será a 3ª vez que o Batalhão irá promover a ação e, de acordo com o Major Cavati, será uma semana muito rica culturalmente. “O intuito é deixar claro que diferente dos outros anos, vamos tentar envolver um espectro maior da sociedade, trabalhando com crianças do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico e tecnológico e alguns setores da sociedade, como as Baianas do Bonfim”, disse.

Para ele, o evento tem crescido cada vez mais. “Percebemos que houve uma adesão maior da sociedade civil organizada, demonstrando que a sociedade veneciana despertou um pouco mais para esse assunto da discriminação racial”.

Cavati ainda fez uma breve análise sobre o tema discriminação racial, atualmente e ressaltou a importância da Semana. “Eu vejo que a sociedade, de uma maneira geral, tem certas práticas racistas porque está no imaginário coletivo de anos de segregação racista. Todavia, eventos dessa natureza aguçam a sociedade para certas práticas das quais ela nem tinha consciência”.

As palestras e contações de histórias serão destinadas à diversas escolas, às serão escolhidas pela secretaria de Educação de Nova Venécia e de Montanha e pela Superintendência de Educação. Caso alguém deseje participar, basta entrar em contato com o 2º BPM.

A realização da Semana da Consciência Negra em Nova Venécia é do 2º Batalhão de Polícia Militar e do grupo Afrozumba.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*