Aluno desenvolve aplicativo para facilitar acesso ao sistema de gestão escolar

6
12945

Tecnologia e educação têm andado lado a lado nos últimos anos e, com isso, aplicativos para celulares têm sido desenvolvidos frequentemente, buscando aproximar alunos e professores de uma nova era.

Um exemplo dessa parceria que tem rendido bons frutos, está na Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni, em Nova Venécia. Lá, o aluno do 1º M2, David Régis dos Santos Liberato, de 16 anos, desenvolveu, sozinho, o aplicativo DDC Support SEGES.

De acordo com o adolescente, o app busca otimizar o acesso de alunos, pais e professores ao Sistema Estadual de Gestão Escolar (SEGES), fazendo com que os estudantes, por exemplo, possam ter mais facilidade na hora de verem suas notas ou de se inscreverem em cursos da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), ou em intercâmbios. Já para os pais, o acesso facilita rematrículas e pré-matrículas, além de poderem acompanhar se o filho está indo à escola. Lá, também, são publicadas notícias da Sedu. “Percebemos que nós tínhamos muita dificuldade em acessar o sistema Seges, principalmente, no fim do trimestre, quando todos os alunos queriam saber suas notas, por exemplo. Isso sobrecarregava o servidor e acabava provocando a queda ou lentidão. Foi então que surgiu a ideia”, disse o jovem, que sempre gostou de tecnologia.

Segundo David Régis, o aplicativo começou a ser desenvolvido no início do ano e demorou cerca de quatro meses até ser lançado, no final do 1º trimestre. De imediato, ele não esperava tantos downloads – foram mais de 200, em uma semana -, e, com o tempo, teve que ir aperfeiçoando-o. Hoje, já são mais de 700 downloads, inclusive, de outros municípios.

Apesar de ser um novo sistema, o estudante garante a segurança do aplicativo através de criptografia. “Podem usar tranquilamente”, frisou.

Segundo David, de imediato, o projeto contou com apoio das pedagogas da escola, Tânia e Fabrícia, e da professora de Geografia, Débora, que irão leva-lo à Sedu em breve. Para isso, ele está passando por um curso de iniciação científica orientado pela professora Goia Tavares. Hoje, David tem todo o sistema do laboratório de informática do colégio à disposição para abrigar o servidor.

Inicialmente, o DDC Support SEGES está disponível somente para celulares com sistema Android, no site da escola (is.gd/estadual), ou pelo link de acesso ao download do APP (is.gd/seduapp), podendo ser baixado em todo território capixaba com acesso ao sistema Seges. Ele também pode ser usado por alunos do CEEJA/NEEJA.

Compartilhar

6 COMENTÁRIOS

  1. Muito criatividade, capacitação, e o mais importante, esse aluno quis pensar não só nele mas sim nós outros amigos e alunos que precisava. Parabéns David! Sucesso pra vc, não te conheço mas já podemos perceber que voce tem um grande potencial

Deixe uma resposta

*