Barrigueira assina acordo com Governo do Estado e garante projetos para três barragens em Nova Venécia

0
767

Na última terça-feira (11), o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, esteve no Palácio Anchieta, em Vitória, onde assinou o acordo de cooperação que vai contemplar o município com a contratação de três projetos de barragens, para a ampliação de reservas de água, pensando no enfrentamento de futuros períodos de estiagem hídrica. O presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Emílio, também participou da solenidade.

O acordo foi firmado junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Sicoob e ES em Ação. Além de Nova Venécia, outros 11 municípios também foram contemplados. O programa prevê nesta primeira fase, 17 barragens.

Na oportunidade, Barrigueira afirmou que a união de todos os envolvidos é essencial para o enfrentamento à estiagem, cada ano mais comum em toda região. “Estamos empenhados para somarmos forças com apenas um objetivo: garantir água para a população e para o produtor rural. Estamos sentindo diretamente os reflexos e impactos da seca que vivenciamos nos últimos anos. Com a conclusão dessas barragens, vamos ampliar nossa capacidade de lidar com a crise hídrica”, celebra Barrigueira.

Na parceria ficou acordado que o Sicoob repassará R$ 1 milhão para a contratação dos projetos, que será realizada pelo ES em Ação. A Seag fica responsável pelo acompanhamento dos projetos e execução das obras, e o município fica responsável pela gestão das obras, licenciamentos, titularidades de terras, entre outros.

O Governo do Estado garantiu que após a elaboração dos projetos, que deve durar cerca de seis meses, será aberto o processo licitatório para a contratação de empresa para a execução das obras.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que a parceria com o Sicoob para a elaboração dos projetos dará agilidade ao processo. “No Programa Estadual de Construção de Barragens temos obras prontas, em andamento, algumas sendo licitadas e outras com projetos de engenharia em execução, como é o caso do anúncio de hoje. O Sicoob é um banco muito próximo do produtor rural e vem dar agilidade a contratação do projeto das 17 barragens. A previsão é de que até o final do ano que vem essas barragens estejam concluídas”, disse o secretário.

O governador Paulo Hartung destacou a importância da parceria com o cooperativismo para dar seguimento ao Programa. “Estou muito feliz por ter colocado esse projeto de pé em plena crise que estamos vivenciando no país. Estamos avançando, estou visitando e entregando obras em um tema que não foi debatido no último processo eleitoral que participamos. Ao chegar nesse Governo, criamos um Comitê para atuar com este tema e um dos frutos é o Programa de Barragens”, explicou o governador.

Além de Nova Venécia, que foi contemplada com três barragens, os outros municípios beneficiados foram: Afonso Cláudio, Águia Branca, Cachoeiro de Itapemirim, Governador Lindenberg, Iúna, Linhares (2), Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha (3), Vila Pavão e Vila Valério.

Programa Municipal de Construção de Barragens

Por meio do Programa Municipal de Construção de Barragens, desenvolvido pela prefeitura – através da Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia, durante o primeiro mandato do prefeito Lubiana Barrigueira, foram construídas 170 barragens pelo município afora. Somadas com as que foram construídas neste início do segundo mandato, os números ultrapassam de 200.

As barragens são construídas com recursos próprios do município e em parceria com os próprios produtores rurais. A estimativa é que o Programa continue forte, atendendo as necessidades dos produtores rurais, e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*