Barrigueira propõe à Cesan ações para acabar com problemas em estações de tratamento de efluentes e elevatórias

0
383

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, se reuniu nesta quarta-feira (23), na sala de reuniões da Prefeitura, com representantes da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), para cobrar e propor ações no intuito de solucionar gargalos que impedem o funcionamento de estações de tratamento de esgoto (ETE’s) em alguns bairros da cidade.

A Cesan é detentora da concessão do uso da água em todo o município e por isso é também responsável pelo zelo com os recursos hídricos. Acontece que, em Nova Venécia, moradores estão ficando prejudicados pelo não funcionamento de ETE’s, também conhecidas como “pinicões”. O esgoto que chega nessas estações não passam por tratamento e acabam vazando para o leito mais próximo, como é o caso do Córrego da Serra, que recebe efluentes dos bairros Bela Vista, São Cristóvão e Alvorada.

Para acabar com o transtorno, o prefeito Barrigueira propôs uma tratativa com a Cesan para o município entrar como parceiro e ajudar a arcar com os investimentos que precisam ser feitos para que o problema seja solucionado, inclusive disponibilizando maquinário e mão de obra. “A Cesan tem a concessão da água para abastecer as residências, então é uma responsabilidade da Companhia e do município. O que proponho é resolvermos esses problemas juntos”, disse o prefeito.

O gestor do Polo da Cesan em Nova Venécia, Hebber Ziviani Contarato, afirmou que um técnico da Companhia virá a Nova Venécia nos próximos dias para analisar cada caso e produzir um diagnóstico do que precisa ser feito, e propor as intervenções necessárias.

Ainda segundo o prefeito, a partir do levantamento que será feito pela Cesan, será conduzido para conhecimento do Ministério Público os encaminhamentos da Companhia já com o posicionamento e as proposições feitas.

No final da reunião, também foi falado sobre a conclusão da segunda etapa de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Nova Venécia, com a implantação das tubulações e elevatórias, além de outros assuntos de competência da Cesan, como a ETE do bairro Padre Gianni e a responsabilidade também com comunidades no interior do município.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*