Campanha Dezembro Vermelho de combate à Aids entra nos últimos dias da fase de testagem

0
74

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está realizando, desde o início do mês, a campanha Dezembro Vermelho, movimento voltado para estimular atividades de orientação, prevenção, conscientização, diagnóstico precoce e tratamento da infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

A ação chega para combater o aumento significativo no número de casos notificados da doença em Nova Venécia e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV.

A equipe está realizando o teste rápido de forma gratuita, segura e sigilosa. Além do HIV, o teste é capaz de identificar doenças como sífilis e hepatites virais B, C. Para realizar o teste, o paciente deve apenas apresentar o cartão do SUS.

A testagem começou no dia 20 de dezembro e permanece em vários locais. Nesta quinta-feira (28), no CTA na Unidade Central de Saúde, nas unidades dos bairros Rúbia e Filomena, no Pronto Atendimento (PA) e no distrito de Guararema. Já nesta sexta-feira (29), será nos bairros Bonfim e Aeroporto e comunidade de Cedrolândia.

A campanha Dezembro Vermelho reafirma o compromisso do município em continuar conscientizando a população em relação ao fato preocupante. Durante todo o mês, foram realizadas palestras e orientações para jovens estudantes de escolas das redes municipal e estadual de ensino.

“O tratamento do HIV também se caracteriza como uma importante estratégia de prevenção, pois a pessoa portadora do vírus, quando adequadamente tratada (com o uso de antirretrovirais), reduz a carga viral e, consequentemente, reduz drasticamente o seu potencial de transmissão. O tratamento é ofertado pelo SUS gratuitamente e com o uso regular da medicação garante melhora da qualidade de vida do paciente. É importante que as pessoas façam o teste”, afirma o secretário Municipal de Saúde, André Fagundes.

O usuário pode procurar qualquer unidade para atendimento e testagem.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*