Cappitella vem aí!

0
179

Festa italiana virou evento tradicional em Nova Venécia, e agora, a organização convida os moradores a participar dos três dias de programação

Nova Venécia é conhecida em todo Estado por ser uma cidade de gente bonita, e por já ter sediado muita festa boa. Aproveitando o gancho, a Associação Festa da Cappitella (Afecape), a Agronova e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promovem entre os próximos dias 24 e 26, a 2ª Cappitella, tendo ponto de apoio, a Praça Adélio Lubiana e desfiles em outras localidades da cidade.

A programação tem abertura na sexta-feira (24) com Aula Show, trazendo renomados chefs capixabas, como Rafael Barbosa, Marly Siena e Danilo Amaral, que serão recebidos pela embaixadora da Gastronomia Capixaba do Espírito Santo e moradora de Nova Venécia, Cirlei Benincá. Para o quarteto estará reservado uma cozinha em modelo aberto no local, tendo a plateia, a oportunidade de ver a elaboração de pratos, e aprender alguns segredos dos chefs.

Em seguida, é hora dos moradores esperarem na janela e portões, com suas casas enfeitadas, porque uma linda serenata italiana vai sair da Praça Pedro Cadurim (em frente a Gasparini) e passar por várias ruas do município, puxada pelo Coral Italiano Augusto Zaché, o mais antigo grupo cultural em atividade de Nova Venécia, são 38 anos de existência.

No mesmo dia, a dança toma conta do ritmo, através do Grupo de Ballo Bambini Dei Tutti i Colori de Nova Venécia.

No sábado (25), uma das horas mais aguardadas, já que na edição anterior da Cappitella, o Carrettino Della Cappitella fez maior sucesso. Pode preparar as crianças, os idosos, os jovens, enfim, vestir os adereços e roupas em cores vermelhas, brancas e verdes, para sair pelas ruas no desfile. Cada família também, está sendo convidada através desta reportagem, a unir e sair pelas avenidas cantando e festejando. Quem quiser produzir alguma comida para ir degustando no trajeto, vai ser bom demais. Lá a gente faz um intercâmbio culinário familiar e um, vai experimentando o prato do outro. Olha que delícia!
Chegando na Praça, tem apresentações dos grupos de Santa Teresa, Vila Pavão, Aracruz, além de moda de viola.

No domingo (26), a Missa da Matriz será transmitida pela TV Notícia, em italiano. Logo após, outro momento muito diferente, jamais tido na região, será a hora do Barquettino, onde barcos farão passeios pelo Rio Cricaré, afluente de grande representatividade na cidade. Quem tiver barco e quiser participar da programação, basta entrar em contato com a organização do evento, que será mais que bem-vindo.

No dia ainda, apresentações culturais e show com os Tocadores de Concertina de Linhares. Como a programação será realizada na Adélio Lubiana, todos os dias terão comidas típicas, não faltando o capeletti, taiadela, espaguete, polenta, linguiça, vinho, chop e entre outros.


PROGRAMAÇÃO

Dia 24: Sexta-feira
18h – Abertura da Praça de Alimentação – Festival
19h30 – Aula Show – Cirlei Benincá, Danilo Amaral, Rafael Barbosa e Marly Siena
20h30 – Serenata Veneciana – concentração Praça Pedro Cadurim (Padaria Gasparini)
21h30 – Coral Da Canção Italiana Augusto Zaché
22h – Grupo de Ballo Bambini Di Tutti i Colori de Nova Venecia

Dia 25 – Sábado
9h – Carrettino Della Cappitella, Saída da Rua Ernesto Ayres Farias, passando pelas Rua Colatina, Avenida Vitoria, Praça Jones Santos Neves, Ponte Cristiano Dias Lopes, Avenida São Mateus, chegada Praça Adelio Lubiana.
12h – Gruppo di Ballo Nova Trento, Guarana Aracruz – Grupo de Ballo Circulo Trentino de Santa Tereza – Picollo Pavone – Vila Pavão – Bambini Di Tutti i Colori – Nova Venecia
15h – Moda de Viola – Jadir, Joel e Junior
20h – Grupo Cultural de Itaçu – Itaguaçu.
20h30 – Show Banda Brasitalia de Santa Tereza

Dia 26 – Domingo
7h30 – Missa Italiana celebrada com Pe. Domenico Salvador e Coral Augusto Zaché – Matriz de São Marcos (Transmissão TV Notícia)
10h – Barquettino – Passeio de barcos e botes no Rio Cricaré
11h30 – Grupo Di Ballo Tutti Buona Gente (Centro de Convivência do Idoso) – Grupo Cultural de Itaçu – Itaguaçu – Bambini Di Tutti i Colori – Nova Venecia
12h – Show Tocadores de Concertina de Linhares

» Grupo de Ballo Bambini Dei Tutti i Colori de Nova Venécia
» O grupo de Tocadores de Concertina de Linhares se apresenta no domingo
» Coral Italiano Augusto Zaché é o responsável pela 1ª Serenata nas ruas da cidade
Compartilhar

Deixe uma resposta

*