Cariacica ganha primeira escola de construção rápida do ES

0
52

O município de Cariacica agora conta com uma nova e moderna escola para atender estudantes da região. A Escola Estadual Gladiston Regis Barbosa foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira (28), pelo governador Paulo Hartung, e é a primeira unidade feita com um método inovador de construção rápida, implantada no Espírito Santo, com entrega em 240 dias, ou seja, oito meses. Um investimento de R$ 6,7 milhões para atender até 500 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“Nessa escola foi utilizada uma engenharia inovadora que incorporou o método construtivo da pré-fabricação, garantindo um prazo curto da sua entrega. Enquanto as paredes em alvenaria pré-fabricada e a estrutura metálica independente eram fabricadas, foram executadas em paralelo as fundações e a infraestrutura. Desta forma, com várias frentes de obra simultâneas, o prazo de execução foi menor, agilizando a conclusão dos serviços. Além disso, foi idealizada uma arquitetura acolhedora para as crianças, com equipamentos compartilhados com a comunidade: praça de acolhimento, quadra e playground”, explicou Alberto Bernabé Kirchmayer, que é um dos autores do projeto arquitetônico, paisagístico e de urbanização da escola Gladiston Regis Barbosa.

Durante a solenidade, ao iniciar o discurso, o governador Paulo Hartung pediu um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) Agesandro da Costa Pereira, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (28), aos 88 anos. “O Espírito Santo perdeu uma grande liderança e eu perdi um amigo pessoal”, disse.

O governador afirmou que o Poder Executivo Estadual está fazendo uma revolução na educação pública do Espírito Santo, avançando em políticas públicas inovadoras, com as contas equilibradas e os pagamentos em dia. “Mesmo com essa crise economia, ética e política ligada às práticas de corrupção no país, estamos realizando uma revolução na educação do Estado. Faço questão de parabenizar os trabalhadores e a equipe da Sedu que projetou essa obra. Vamos replicar esse modelo para outras regiões do Estado. Fizemos um teste e foi aprovado. De imediato, vamos levar esse mesmo conceito para a escola que vamos construir na Serra. Uma obra rápida e de qualidade”, avaliou.

Acompanhado pelos estudantes, que a partir de hoje já iniciam as atividades na nova escola, o governador Paulo Hartung visitou os espaços. A nova unidade de ensino conta com 10 salas de aula, refeitório, cozinha, laboratório de informática, sala de artes, biblioteca, sala de recursos, vestiários, quadra esportiva, pátio coberto e auditório.

“A escola está linda. Estamos muito felizes com nossa nova escola”, disseram os estudantes Luiz Antônio Batista e Tainá Jeniffer Viana, que estão no 3º ano do Ensino Fundamental.

“Somos privilegiados de trabalhar e estudar na escola de ensino fundamental mais bonita do Estado. Que juntos possamos consolidar nesse espaço uma educação cada vez melhor. Vamos nos empenhar para garantir bons resultados e escrever uma nova história nessa nova casa”, disse a diretora da escola, Carla Andrėia Silva Bonelli.

“A Educação é prioridade neste governo, e Cariacica, como importante município, está recebendo essa bela e nova escola. Essa é uma escola diferente, que foi projetada para ser concluída com agilidade e feita para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. É importante mencionar também que essa é uma obra que foi idealizada para contratação por preço global, ou seja, que restringe a possibilidade de aditivos de custos e prazo. Cariacica é o município onde temos o maior quantitativo de escolas e estudantes do Estado e, além dessa unidade, também estamos com outras 10 unidades estaduais recebendo obras e manutenções”, destacou o secretário da Educação, Haroldo Rocha.

Para garantir o bom funcionamento da rede estadual de ensino e proporcionar a melhoria da aprendizagem dos estudantes, a Sedu está investindo cada vez mais em obras de construção, ampliação e manutenção das escolas de Norte a Sul do Estado. Diversas unidades estão recebendo melhorias como obras de ampliação e também serviços de manutenção.

O evento de inauguração também contou com a presença de representantes políticos, como prefeitos, secretários estaduais e vereadores, além de familiares dos estudantes e comunidade local.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*