Céu alaranjado chama a atenção de moradores

0
1294
» O click da leitora Fernanda Cassa Rodrigues, mostra o céu de Nova Venécia em tom alaranjado no início da noite de ontem, quarta-feira (07)

O céu de vários municípios do Estado chamou a atenção na noite de ontem, quarta-feira, 07. Segundo informações da equipe do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, o tom alaranjado no céu das localidades mostrada nas imagens é um fenômeno ótico chamado Espalhamento de Mie, ou Arrebol.

Ainda de acordo com o Incaper, ele acontece geralmente durante o nascer ou pôr do sol, na camada baixa da atmosfera. Ele ocorre através do espalhamento da luz solar provenientes de partículas suspensas no ar, na faixa de comprimento entre o vermelho e o laranja.

De acordo com relatos históricos, em 1908, o físico alemão Gustav Mie (por essa razão, o batismo deste fenômeno), desenvolveu um elegante conjunto de equações para descrever a interação de ondas eletromagnéticas com uma partícula metálica esférica. A teoria tem sido desde então um marco para os pesquisadores que procuram quantificar como os sistemas plasmônicos em nanoescala espalham a radiação.

Confira algumas imagens postadas nas redes sociais:

Compartilhar

Deixe uma resposta

*