Com amor há 52 anos

0
1022

Com 11 fundadores, a Associação Espírita Beneficente Lar de Abigail completa hoje 52 anos de história e dedicação.
Atualmente, a escola funciona em formato de creche, mas na época que iniciou atividades, a instituição era diferente e abrigava crianças em sistema de internato, oriundas da antiga IESBEM (Instituto Espírito Santense do Bem Estar ao Menor), hoje IASES (Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo).
Na década de 60, crianças que viviam abandonadas, em situação de risco em Nova Venécia, podiam contar com o “orfanato”, que além de cuidados físicos, através de funcionários, levava amor e respeito aos pequenos, que ali habitavam.
O Lar de Abigail surgiu no dia 13 de junho, de 1965, como Assistência Social Espírita ao Menino Abandonado, fundado por Romeu Cardoso, Fausto Cardoso Toscano, Fortunato Campos Paiva, Guilherme José de Lima, Silvio Alves de Oliveira, Zenor Pedrosa Rocha, Gil Soares Gama, Sylvio Cardoso Toscano, Zito Patrocínio, Pedro Rocha Barbosa e Ivan Cardoso Toscano.
Sem querer nada em troca e zelando pelo bem estar daquelas crianças, dois anos após das portas abertas, mudanças já aconteciam na unidade, trazidas também pelos fundadores. Consta em uma ata da Instituição Grupo Espírita Paulo e Estêvão, que a unidade passou a denominar-se “Associação Espírita Beneficente Lar de Abigail”, naquela data da transição de nome.
No início, o Lar começou funcionando com cerca de 20 crianças.

» Duas salas de berçário contam com bebês de até um ano de idade

Lar de Abigail hoje

O Lar de Abigail atualmente é uma creche, que funciona das 7h às 16h, e conta com 100 crianças, de até três anos e onze meses. Foi na década de 80, que o Lar parou de funcionar no sistema de internato, e iniciou suas atividades no formato escolar.
Quatro refeições são servidas aos pequenos, sendo dois lanches, um almoço e o jantar. As crianças são divididas em cinco turmas, sendo duas salas de berçário e três maternais. Todo material utilizados na instituição é por conta do Lar, inclusive mamadeiras, fraldas e até refeição diferenciada, para quem tem intolerância a certos alimentos, como por exemplo, o glúten.
“Tudo é comprado com o dinheiro do convênio com a Prefeitura e a mensalidade dos sócios. Atendemos diversos bairros, totalizando aproximadamente 360 beneficiários, através das crianças matriculadas na creche”, conta a assistente social da unidade, Sabrina Francischetto Nunes Toscano.
A atual diretoria é formada por Andréa Pimenta Toscano (presidente), Angelina Rodrigues (vice-presidente) Maria Amália Giacomelli Cardoso (tesoureira) e Maria Alice Oliveira (secretária).

Projetos atuais

O Lar de Abigail traz na grade curricular alguns projetos, sendo eles: “Estimulação Precoce – Inteligência Emocional e Cognitiva”, onde desenvolve-se ações que possibilitam a criança vivências que fortaleçam a autoestima e o desenvolvimento integral de suas capacidades; atividades de lazer, recreação e educacionais, com atenção especial para aquelas com baixo peso. “O melhor é viver em família – aperte mais esse laço”, que visa o fortalecimento dos laços familiares através de palestras educacionais, visitas domiciliares feitas por Assistente Social, reuniões de pais, oficinas terapêuticas, e a construção do Plano de Qualidade de Vida.

PRINCIPAIS PARCEIROS:

Prefeitura de Nova Venécia, através das Secretarias de Educação e Ação Social;
Sócios Colaboradores mensais e Empresas Privadas.

COMO SE TORNAR UM SÓCIO MENSAL:

Carnê mensal: Entrar em contato no 3752-2318;
Contas para depósito:
Banestes
Agência: 129
C.C: 10.193.159
Caixa Econômica
Agencia: 0556
C.C: 0262
Titular: ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA BENEFICENTE LAR DE ABIGAIL

» O Lar de Abigail surgiu em 1965, no sistema de internato
» No início, a casa contava com cerca de 20 crianças
Compartilhar

Deixe uma resposta

*