Cras realiza 1ª Mostra de Cultura Negra

0
52

Na manhã de ontem, quinta-feira (28) foi realizado no CRAS de Nova Venécia a 1ª Mostra de Cultura Negra, com trabalhos de artesanato e oficinas de dança e música. Estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Márcia dos Santos, pais, amigos, servidores municipais e idosos do Centro de Convivência do Idoso.

Durante todo o mês de novembro foram trabalhados oficinas e serviços de conivência, envolvendo atividades de confecção de materiais de influência afro, artesanato, culinária africana, brincadeiras e apresentações culturais de roda de capoeira e canções africanas.

A Mostra também envolveu mais de 130 crianças que participaram das criações e a realização do evento.  “A cultura nos ensina muito. Somos descendentes, somos um só povo. Devemos homenagear como reconhecimento pela luta do povo negro e mostrar que somos todos iguais. Parabéns a toda equipe que participou do projeto”, disse Márcia dos Santos.

Na decoração foram utilizadas bonecas, máscaras, adornos, tecidos e pinturas provenientes de países que formam o continente africano. Os participantes também apresentaram como projeto de pesquisa rituais, danças, músicas e brincadeiras típicas que representam a rica cultura presente nestes países. “Eles puderam pensar sobre a relevância do negro africano que derramou seu sangue e suor na construção do Brasil colônia, o preconceito existente até hoje em nosso meio, bem como a herança afrodescendente em nossa cultura”, concluiu a secretária.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*