Creas realiza campanha no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

0
884

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), está realizando na manhã desta quinta-feira, 18, no saguão da Prefeitura de Nova Venécia, uma ação de conscientização para combater o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

A atividade faz parte do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes e visa conscientizar e apresentar os serviços dos Creas à população.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Referência, Renata Vieira de Lima, somente em Nova Venécia, cerca de 25 casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes estão sendo acompanhado por uma equipe do Creas, formada por uma psicóloga, uma assistente social e um assessor jurídico. “Muitas pessoas não conhecem esse dia e pensam que em Nova Venécia, por ser um município pequeno, não há esses casos e acabam não buscando informações”, disse.

Segundo ela, as pessoas não precisam ter medo de denunciar os casos. “Realizamos um trabalho totalmente sigiloso e de muito comprometimento, destinando uma equipe especializada para acompanhar a vítima e sua família”, afirmou.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), está localizado no bairro Rúbia, atrás do Supermercado Economia. Para realizar as denúncias, basta procurar a unidade ou entrar em contato com o telefone 3752-9040 ou 3752-9034 (Conselho Tutelar), além do DISQUE 100.

Abuso sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para a satisfação sexual.

Exploração sexual

Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos.

As duas situações são crimes de violência sexual.

Deixe uma resposta

*