Em sessão solene na Câmara dos Deputados, Dr. Jorge Silva homenageia Emescam

0
21

A Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), recebeu na manhã da última terça-feira (22), homenagem em comemoração ao cinquentenário de Fundação da instituição. A solenidade foi um requerimento em conjunto dos deputados Carlos Manato (PSL), Sergio Vidigal (PDT) e Dr. Jorge Silva (Solidariedade) ambos médicos e ex-alunos da instituição.

O médico e deputado federal Dr. Jorge Silva destacou a importância da instituição na difusão do conhecimento cultural, técnico e científico. “A Emescam é uma referência na formação de profissionais críticos, éticos e reflexivos na área da saúde. São dotados de sólida base científica e humanista, comprometidos com a transformação da sociedade”, afirmou o deputado.

O parlamentar ressaltou ainda que, se sente honrado em ter feito parte da história da Emescam. “Tenho orgulho em falar que a entidade fez parte da minha formação. A Emescam carrega o DNA capixaba, e é muito gratificante, hoje como deputado, poder ajudar e homenagem essa instituição a qual admiro tanto”, finalizou o parlamentar.

Sobre a Emescam

A inauguração da EMESCAM é datada em 1968, mas oficialmente a história começa em 1966, quando foi criada por um ato da Mesa Administrativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Durante dois anos, os primeiros diretores da EMESCAM e outros entusiastas, com apoio do então provedor da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, participaram ativamente do esforço para viabilizar a Faculdade e obter a autorização para seu funcionamento, dotando o Espírito Santo de sua segunda Faculdade de Medicina. Na época, o único curso de Medicina disponível no Estado pertencia à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Da criação em 1966 até a abertura da Faculdade, diversas viagens foram feitas à Brasília e ao Rio de Janeiro, até que fosse conquistada a autorização para o funcionamento da instituição junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em 1999, foi inaugurado no curso de Fisioterapia. Em 2002, o curso de Enfermagem e o curso de Serviço Social, em 2003.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*