Escola do interior de São Gabriel da Palha realiza Conferência sobre Meio Ambiente

0
91

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”, a Escola Municipal de Educação Integral do Campo Francisco José Mattedi, localizada no Córrego General Rondon, entre os municípios de Nova Venécia e São Gabriel da Palha, realizou no último dia 10, a Conferencia Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Além de buscar formas para proteger e recuperar as nascentes das 11 comunidades que a escola atende, o encontro teve como o objetivo, discutir e problematizar a questão da água na escola e comunidade, analisando suas possibilidades e seus desafios no âmbito da escola, tanto quanto no das políticas públicas. Na escola, o projeto usado foi “Água: fonte de vida e não de lucro”.

O evento foi a primeira etapa para participar da conferência nacional, em Brasília. Cerca de 135 pessoas participaram do encontro, entre alunos, funcionários e comunidades. Entre os presentes, estiveram o vice-prefeito e o secretário de Educação de São Gabriel da Palha, o diretor do Ifes de Nova Venécia e a diretora da Escola, Thelma Chiarelli Cerri.

Durante o evento, quem viveu uma experiência única foi a servidora pública federal do ifes de Nova Venécia, Paula Salvador. Ela, que é mestrando em Ensino na Educação Básica, na Ufes, ressaltou a importância do encontro. “Pude observar uma participação bastante democrática, formação integral, dialogo e transformação da realidade, como sujeitos sociais ativos”.

Ela ainda aproveitou para agradecer a oportunidade de participar da conferência. “A escola se encaixa nos moldes da minha pesquisa e eu gostaria muito de agradecer por fazer parte e contribuir com a instituição”.

Durante o evento, foi realizada uma palestra com o engenheiro agrônomo do Incaper de São Gabriel da Palha, João Luís Perinni. Além disso, os alunos João Lucas e Luciano foram escolhidos como delegado e suplente para representar a escola na etapa estadual.

A Escola Municipal de Educação Integral do Campo Francisco José Mattedi também está participando da Copa Verde, que é associada à Conferencia Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, onde alunos irá desenvolver uma dissertação. O vencedor, irá curtir a Copa do Mundo na Rússia, com tudo pago, com direito a um acompanhante.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*