Escolas de educação infantil realizam integração com visita à reserva ambiental

0
129

As escolas de educação infantil Lar de Abigail, CMEITI Maria Caliman Lobo e CMEITI Idalina Maria Machado Fiel, realizaram na última segunda-feira, uma visita à uma reserva ambiental localizada nas proximidades do bairro Aeroporto, em Nova Venécia, com o objetivo de proporcionar o convívio e conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do ambiente que as rodeia.

Os professores exploraram de forma lúdica, todo o espaço junto com as crianças, levando-as a refletir sobre o real sentido do que significa Meio Ambiente. “Independentemente de onde estivermos: em casa, na cidade, interior, praia, pracinha, floresta, devemos zelar com amor e cuidado por todos os espaços, diminuindo as situações que causam danos ambientais, como desperdício de água, poluição e cortes de arvores que degradam o meio em que vivemos”, disseram as diretoras Raynan selia Galvão (Lar de Abigail), Joyce Salvador Campos (CMEITI Maria Caliman Lobo) e Maria das Graças Bastianello (CMEITI Idalina Maria Machado Fiel).

Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de realizar uma caminhada pela mata, observando a fauna, a flora e as reservas naturais de água, que são características da Mata Atlântica. Elas realizaram, também, o plantio de árvores nativas e frutíferas (Ipês, jaqueiras e embaúbas).

O passeio foi finalizado em uma parte da floresta que possui várias nascentes preservadas, que, por sua vez, formam uma “bica d’àgua” que desagua no Rio Cricaré.

Para finalizar, as diretoras falaram sobre a importância do contato das crianças com o meio ambiente. “Não se aprende sobre o Meio Ambiente por um desenho de papel. Não se aprende sobre trabalho em equipe, respeito ao próximo e natureza, dentro de quatro paredes. As crianças aprendem através de experiências de vida, que marcam sua memória emocional, para que elas se tornem os adultos conscientes de amanhã”, disseram.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*