Estado libera operação da barragem de Itauninhas

0
206

O Governo do Estado liberou na manhã desta quinta-feira, 23, a operação da barragem de Itauninhas, localizada entre os municípios de Boa Esperança e Pinheiros.

A licença de operação foi recebida pelo prefeito de Boa Esperança e presidente do CIM Itauninhas, Lauro Vieira, das mãos da Tecnóloga em Saneamento Ambiental, Ahnaiá Zanotelli, e do Governador do Estado, em exercício, César Colnago.

Após receber a autorização, Lauro comemorou a conquista. “A partir de agora, já está autorizado a operação da obra ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento das exigências das licenças anteriores, bem como do adequado funcionamento das medidas de controle ambiental, equipamentos de controle de poluição e demais condicionantes determinados para a operação. Agora, já podemos dizer: a barragem do Itauninhas não é mais um sonho, mas sim, uma realidade”, disse.

A barragem de Itauninhas será a maior de todo o Estado, com capacidade de 10,5 bilhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer uma população de 310 mil habitantes por um período de um ano. A área alagada será de 270 hectares, em uma extensão de aproximadamente 10 quilômetros.

As intervenções para a conclusão do reservatório foram iniciadas após serem assumidas pelo Governo do Estado, no final de 2015, por meio do Programa de Construção de Barragens, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, após ter sofrido diversas paralisações.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*