Estudantes aprendem a organizar as finanças no ensino fundamental

0
25

Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), seis em cada 10 brasileiros (58%) nunca dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira.

Com o objetivo de reverter essa situação, aqui no Estado, o projeto Arte de Somar envolve cerca de 3,9 mil estudantes em atividades baseadas em um curso on-line e teatro com bonecos. A ação visa ao incentivo da administração eficiente dos gastos desde cedo, e é uma iniciativa do Sicoob ES.

As oficinas propiciam aos alunos conhecimento sobre gestão de finanças de forma divertida. As ações são realizadas com estudantes do sétimo ao nono ano do ensino fundamental que, ao compreenderem o conteúdo, apresentam uma peça com a temática para os colegas.

Apresentações

Nesta quarta-feira (20), as apresentações serão realizadas em Alfredo Chaves e Pinheiros. (Confira todos os locais e datas no final do texto) O projeto já passou por Rio Bananal, Itarana, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Marilândia, Domingos Martins e São Roque do Canaã, Vila Velha e São Mateus.

A superintendente do Sicoob ES, Sandra Kwak, enfatiza que a educação financeira a partir da infância propicia uma relação mais adequada das pessoas com o dinheiro e contribui efetivamente com a administração de seus recursos financeiros, permitindo a concretização de metas.

Sobre a peça

Na história apresentada por meio do teatro de bonecos, é feita uma analogia entre as finanças e o meio ambiente, por meio de uma abordagem didática e uma linguagem lúdica. A intenção é fazer com que os adolescentes compreendam a importância do controle do dinheiro e dos gastos.

Desenvolvimento

Bento Venturim, presidente do Sicoob ES, afirma que, ao realizar ações como esta, a instituição pratica uma das principais premissas do cooperativismo, que é promover o desenvolvimento social.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 240 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.

Veja os locais das atividades de teatro para estudantes:

Localidade Escola Data da apresentação
Alfredo Chaves EMEF “Ana Araújo” 20/6
Pinheiros

 

Cooperativa Educacional de Pinheiros 20/6
São Mateus (Nestor Gomes) Escola Municipal de Ed Infantil e Ensino Fundamental São Pio X 21/6
Governador Lindenberg (Novo Brasil) Escola Estadual e Ensino Fundamental e Médio Professor Carlos Mendes 26/6
Itaguaçu EEEFM Eurico Salles 26/6
Barra de São Francisco Centro Educacional de Barra de São Francisco 27/6
Santa Teresa

 

Escola Santa Catarina 28/6
São Gabriel da Palha

 

Escola Bertolo Malacarne 28/6
Compartilhar

Deixe uma resposta

*