Gleyciaria participa de seminário sobre a primeira infância no Palácio Anchieta

0
21

A vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) participou na última terça-feira, 18, no Palácio Anchieta, do seminário “Intersetorialidade na Primeira Infância”, promovida pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em conjunto com o Ministério da Cidadania. O evento contou com a presença de várias autoridades, como o governador Renato Casagrande, a vice-governadora Jaqueline Moraes, secretários de estado e prefeitos.

O objetivo do seminário é ampliar as atuações do programa “Criança Feliz” destinado à primeira infância. O projeto integra ações nas áreas de educação, saúde, cultura e assistência social, entre outras.

A secretária nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Ely Harasawa, destacou a importância da neurociência. Os estudos nessa área do conhecimento comprovam a importância da afetividade e o vínculo como fatores indispensáveis para o pleno desenvolvimento da criança.

A prefeita de Boa Vista, capital de Roraima, Teresa Surita, implantou o projeto “Família que Acolhe” inspirado no programa “Criança Feliz”. Na palestra, ela explicou as ações de trabalho unificadas nas áreas de assistência social, educação, agricultura, entre outras, que possibilitam o fortalecimento e valorização da primeira infância no município. As praças da cidade possuem espaços destinados às várias faixas etárias que compõem a primeira infância, incluindo locais específicos também para as crianças cadeirantes.

Outras ações apresentadas pela prefeita incluem desenhos feitos pelas crianças e assinados por elas nos muros das escolas, o que garante mais aproximação entre família e escola, e a Universidade do Bebê, trabalho desenvolvido no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) desde a gestação até a criança completar dois anos. A participação da família na Universidade do Bebê garante a vaga em creches do município.

Gleyciaria ficou encantada com o projeto desenvolvido na capital de Roraima: “As ações em prol da primeira infância em Boa Vista é algo que deve ser copiado por outras cidades. Um dos tópicos que mais chamou minha atenção foi a formação contínua das equipes de trabalho, até mesmo com a participação de um coach do Espírito Santo para aperfeiçoar o trabalho e motivar a equipe”.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*