Homenageados recebem Medalha de Honra ao Mérito

0
162

A noite da última sexta-feira, 04, foi especial para os 13 homenageados que receberam a Medalha de Honra ao Mérito “Bianor Gomes da Silva”, durante a sessão solene realizada no auditório da Câmara de Nova Venécia. Os vereadores da Casa Legislativa entregaram as medalhas e certificados a militares estaduais e policiais civis por valiosos serviços ou ações meritórias prestadas à sociedade veneciana.

A cerimônia contou com a presença do ex-governador, Renato Casagrande, do prefeito Mário Sérgio Lubiana, do deputado estadual Josias da Vitória, o deputado federal, Paulo Foletto, o deputado estadual, Freitas, o vice-presidente da Câmara de Nova Venécia, Cabo Tikeira, o primeiro-secretário da Casa, Dejanir Dias, o segundo-secretário, Mir de Guararema. Representando a Defensoria Pública do Espírito Santo, o senhor Ricardo Paterli Rosa, a presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário, Betina Duarte Basílio de Souza, o coronel da Polícia Militar, Dalcol, e Marcos Durval, especialista em Segurança Pública.

A solenidade também contou com a presença dos vereadores Evaristo Miguel, Gleyciaria Bergamim, Cimar do Altoé, Zé Luis do Cricaré, Zequinha Brasileiro, Biel da Farmácia, Juarez Oliosi e Luciano Márcio.

O presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Emílio, agradeceu a presença das autoridades e do público em geral, que lotou o auditório para acompanhar a sessão solene. “A palavra que deve ser utilizada à corporação é agradecimento. Todo cidadão tem o dever de respeitar e ser grato à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, profissionais que dedicam suas vidas, que se colocam em risco na defesa de outras pessoas. O presidente também destacou o papel da mulher na segurança pública, com o equilíbrio da força e sensibilidade das mulheres.

Após a fala do presidente, cada vereador se pronunciou a respeito dos seus homenageados, destacando a escolha de cada profissional e seus méritos pelos serviços prestados aos cidadãos de Nova Venécia.

Em nome de todos os homenageados, Marlucio Bonomo Contarato, falou sobre o orgulho de receber a medalha com o nome do expedicionário Bianor Gomes da Silva: “Receber esta medalha com o nome do senhor Bianor Gomes da Silva é um privilégio imensurável. A rotina da profissão de quem trabalha com segurança pública exige muita compreensão dos nossos familiares. Quero lembrar também da nossa segunda família, que são nossos colegas de trabalho, sempre do nosso lado, nos apoiando, cumprindo seu papel de verdadeiros guerreiros”.

Várias autoridades também destacaram a importância do trabalho de homens e mulheres da segurança pública e que a homenagem é justa e fundamental na valorização desses profissionais que colocam suas vidas em risco para salvar a de outras pessoas.

O ex-governador Renato Casagrande fez uma palestra durante o evento em que destacou as principais ações do programa “Estado Presente”, que por meio de um trabalho eficiente e estratégico conseguiu reduzir a violência. Em 2009, a taxa de homicídios era de 58 mortes por 100 mil habitantes. Com a implantação do programa em 2011, o número de homicídios no Espírito Santo caiu para 39 por 100 mil habitantes, tornando-se referência nacional na época. O ex-governador destacou a tríade prioridade, metodologia e investimento como fundamentais para o sucesso do “Estado Presente”.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*