Homenagem a São Marcos

0
1054

A Festa em homenagem ao Padroeiro de Nova Venécia, São Marcos, tem início hoje e vai até o dia 25 (terça-feira). A programação será realizada na Praça da Igreja Matriz, com Missa e barraca com comidas diversificadas. No último dia de comemorações, almoço com preço acessível estará disponível no local.
“Colocamos uma programação para não haver novena, porque tivemos a proximidade da Semana Santa desta vez. Teremos Missas com padres de outras cidades também. É um momento de celebração ao nosso padroeiro. No dia 25 (terça-feira), teremos almoço. Convidamos toda família para estarmos neste momento tão importante”, diz padre Orlando Uliana.
Para homenagear e mostrar a fé dos moradores de Nova Venécia ao Padroeiro São Marcos, hoje o caderno de Matéria Especial entrevistou três mães devotas de São Marcos, que aos seus filhos, deram o mesmo nome do padroeiro.

Fé de mãe para filho

Marcos Silvares, 54 anos, aposentado. O mesmo nome do padroeiro de Nova Venécia se deu devido à devoção da mãe, dona Maria D’Ajuda da Conceição Silvares, 86, que quando engravidou do menino, elevou suas orações ao Santo. A promessa de que o filho de chamaria Marcos e o nascimento com saúde, foram cumpridos.
“Creio muito em São Marcos, a devoção nele vem de muito tempos. Fé é algo que a gente sente, tenho fé em nosso padroeiro e ele nunca me abandonou”, conta dona Maria D’Ajuda.
O filho da dona Maria D’Ajuda segue no mesmo caminho de fé da mãe. Hoje, o aposentado é integrante do Terço dos Homens, da Igreja de São Marcos de Nova Venécia. Emocionado, Marcos revela a devoção pelo Padroeiro.
“Adoro meu nome, minha mãe acertou em cheio. É um orgulho para mim, ter o nome de um Santo, sou devoto de São Marcos, claro”, explica.

» Durante a gravidez, Maria D’Ajuda fez a promessa pedindo a São Marcos, saúde ao filho. O menino nasceu saudável e com o nome do padroeiro

Uma promessa e duas gerações

Marcos Moreira, 36 anos, é servidor público e filho da dona Delina 69, e do aposentado Davi Angelo Moreira, 70. O casal já tinha dois filhos e na gravidez do segundo bebê, a dona Delina teve complicações. Como o sangue do casal, um é O e o outro A Negativo, a dona de casa foi avisada, que o próximo filho que tivesse, poderia ter algum problema de saúde, caso não fizesse um tratamento. A gestação do terceiro filho foi acompanhada, passou por tratamento, mas mesmo assim, o receio dos pais, era que o pior pudesse acontecer. Veio então a ideia da promessa. Devotos de São Marcos, Davi e Delinda fizeram a promessa, para que o menino nascesse com saúde, e que o nome seria Marcos.
“Sou devota de São Marcos e a nossa fé, nunca foi abalada. Nosso filho nasceu perfeito e levou o nome do nosso padroeiro. Quando chegou ao mundo com quatro quilos, com a graça de Jesus Cristo e de São Marcos”, conta a mãe toda orgulhosa.
Marcos Moreira já tem 36 anos, é servidor público e um filho de 16 anos. O nome?
“Sou devoto de São Marcos também, me sinto honrado com esta promessa dos meus pais e meu menino se chama Marcos Júnior. A promessa passou de mãe para filho e neto”, relata.

» Depois de complicações na gravidez anterior, dona Delinda e seu Davi fizeram a promessa e colocaram o nome do filho de Marcos
» Depois de complicações na gravidez anterior, dona Delinda e seu Davi fizeram a promessa e colocaram o nome do filho de Marcos

Filho caçula Marcos

Filho caçula entre nove irmãos, Marcos Kennedy de Jesus, 38 anos, já chegou ao mundo carregando uma grande responsabilidade. O rapaz tem o primeiro nome, devido a também devoção da mãe, a dona Saudênia Anselma de Jesus, 73.
Devota de São Marcos, dona Saudênia não pensou duas vezes antes de escolher o nome do filho, que levou o segundo nome, por opção do pai, o aposentado Leandro Pereira de Jesus, 78.
“Rezo e sempre fui devota de São Marcos. Quando engravidei, já sabia que se fosse menino, o nome seria em homenagem ao nosso padroeiro”, revela dona Saudênia.
A mãe do Marcos é uma das integrantes do Coral São Marcos e também é orgulhosa pelo filho continuar com a fé. “Sou devoto de São Marcos, com este nome não teria como não ser, fico muito feliz”, finaliza Marcos Kennedy.

» Devota de São Marcos, dona Saudênia escolheu o mesmo nome do Santo para o filho

 

Deixe uma resposta

*