Ministério da Saúde publica portaria para Centro Especializado em Reabilitação em Nova Venécia

0
244

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma ótima notícia. O Ministério da Saúde publicou na última sexta-feira (24), as Portarias de Habilitação das Apaes de Cachoeiro de Itapemirim e de Nova Venécia, como Centros Especializados em Reabilitação (CER).

O Deputado Federal Lelo Coimbra, que atuou junto ao Ministério para viabilizar a empreitada, comemorou a publicação. “Todos conhecem a minha ligação com as Apaes e Pestalozzi do Estado. Tenho trabalhado intensamente para atrair recursos e garantir o melhor atendimento às pessoas que são atendidas por essas entidades e suas famílias”, disse.

Para o presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo, Vanderson Gaburo, a implantação de mais dois CER II no Estado, em Nova Venécia e em Cachoeiro de Itapemirim, representa um grande avanço nos serviços de reabilitação para as pessoas com deficiência intelectual e física.

Ele também agradeceu o empenho de Lelo Coimbra na agilização dos Centros. “Para essa conquista o empenho e a colaboração do Deputado Lelo Coimbra foi fundamental na articulação junto ao Ministério da Saúde para viabilizar esse momento”, afirmou.

O que é o CER

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

A proposta inicial foi a APAE de Colatina, que é uma referência para a região na área da saúde. Após mais de um ano de trabalho, o Ministério da Saúde habilitou o CER II da APAE de Colatina através da Portaria n° 1.181 de 21 de setembro de 2016, criando assim esse novo serviço na Rede SUS do Estado. Hoje, o CER da APAE de Colatina é referência para 17 Municípios da região e realizou mais de 100 mil atendimentos na área da saúde.

Com o sucesso do CER de Colatina, tiveram início os trabalhos para a implantação de mais três CER II em parceria com as Apaes de Nova Venécia (Intelectual e física), Vitória (Intelectual e Visual) e Cachoeiro de Itapemirim (Intelectual e física), atendendo diretamente mais de 200 mil pessoas e ampliando a cobertura para todas as Regiões de Saúde do Estado, conforme mapa abaixo.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*