Nova Venécia sedia capacitação para instrutores do CadÚnico e Bolsa Família

0
109

Nova Venécia sediou, entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, o curso para 35 técnicos dos programas CadÚnico e Bolsa Família. A capacitação foi realizada no auditório da Apae, sob organização da Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação, juntamente  com  a coordenação Estadual de Cadastro Único. Participaram do evento, representantes de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, São Mateus, São Gabriel da Palha, Alto Rio Novo, Ecoporanga e Nova Venécia.

A ação visa preencher de forma adequada o formulário do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio da identificação e também caracterização de famílias de baixa renda. O município de Nova Venécia, em ação conjunta com o estado, conseguiu aumentar em 14% a taxa de atualização cadastral e tem incluído pessoas mensalmente.

De acordo com a instrutora e coordenadora estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Magali Rocha, a ação faz com que os agentes possam ter mais interação com a família, conseguindo trabalhar intersetorialmente. “Com a disseminação do conhecimento, a população tem acesso aos programas com mais facilidade. São mais de 30 benefícios municipais, estaduais e federais. O Cadastro Único à população de baixa renda é essencial e com uma triagem bem feita, podemos aumentar o número de famílias beneficiadas”, afirma.

O curso faz parte de uma etapa que é requisito para o desenvolvimento e realização de programas sociais, já que o cadastro exige informações como características da família e de cada um dos familiares, assim como domicílio onde vivem.

Para a secretária de Ação Social de Nova Venécia, Márcia dos Santos, “o objetivo é proporcionar aos servidores novos conhecimentos para que ofereçam atendimentos aos usuários ainda com mais qualidade”.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*