Nova Venécia sedia workshop sobre Segurança de Barragens

0
74

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) promoveu nesta quarta-feira (04), no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Nova Venécia, um workshop sobre Segurança de Barragens de Água no Estado.

Com o objetivo de popularizar as informações sobre regularização e técnicas para proteção e inspeção de barramentos, o evento abordou temas como licenciamento ambiental, outorga, inspeção e plano de contingência em casos de riscos.

O workshop foi voltado para produtores rurais, empresários, consultores, engenheiros, estudantes, representantes de secretarias municipais e da Defesa Civil de diversos municípios da região.

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, falou da importância de se discutir o tema. “O empenho para obtenção de recursos hídricos para as barragens são fundamentais. Nosso município é um dos que mais investe, em parceria com os próprios produtores, na construção de barragens em todo Estado. Sabemos de muitas tragédias que aconteceram em nosso país sobre rompimento de barragens e é importante ter um trabalho e orientação e treinamento sobre como evitar riscos, principalmente nesse período de chuvas”, disse Barrigueira.

Os participantes tiveram orientações sobre como fazer uma inspeção visual em barragens. A inspeção regular é primordial para a segurança de barramentos de terra que armazenam água. “É uma oportunidade valiosa para as pessoas que têm barragens em suas propriedades e querem garantir a segurança das mesmas, sem ofertar riscos a população ao entorno”, comentou o diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert.

O Workshop de Segurança de Barragens é realizado pela Agerh com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Defesa Civil Estadual, Ifes e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Espírito Santo (Fapes).

Compartilhar

Deixe uma resposta

*