Pintinho nasce com quatro patas em Nova Venécia

0
4503
» O pintinho Tunado, com quatro patas, virou o xodó de Adielson

Um caso raro foi registrado nesta semana, no bairro Aeroporto 2, em Nova Venécia. Um pintinho com quatro patas nasceu na residência de Adielson Gomes, na noite do último sábado.
De acordo com Adielson, a situação pegou a todos de surpresa. “Há alguns dias, fui buscar um carregamento de mamão lá no Sobrado com um amigo meu. Chegando lá, vi umas galinhas grandes de uma mulher, me interessei, e pedi a ela uma dúzia de ovos. Quando voltamos, coloquei os ovos para chocar na minha casa e no sábado, o meu pai estava conferindo os pintinhos e viu que um estava nascendo com três patas. No outro dia de manhã, quando voltamos no galinheiro para conferir novamente, havia nascido outra pata no pintinho. Não sabemos se ele irá sobreviver, porque ninguém sabe o porquê isso aconteceu ou se é alguma anomalia. Alguns falam que é proveniente de um ovo com duas gemas”, disse.
A médica veterinária, Maria Guadalupe Santos, explicou o caso. “Essa formação é chamada de polimelia. Ela pode acontecer por uma deformação genética, através de uma alteração cromossômica por influência de medicamentos ou por uma infecção bacteriana, ou por vírus ou protozoários, mas também existe uma possibilidade mais remota da formação de um ovo com duas gemas, no caso, dois embriões se formando, um suprime o outro e acaba absorvendo esse outro embrião, às vezes, não por completo, e aí podem ficar alguns órgãos, que seriam de um outro embrião, nesse que se sobrepôs”, disse.
Segundo Lupita, há sim a possibilidade de o pintinho sobreviver. “Se não houver alteração em outros órgãos importantes como o coração, o cérebro e o fígado, ou até mesmo, obstrução da cloaca, ele pode sobreviver sim”, finalizou.
Fato é que o pintinho se tornou um xodó na casa de Adielson e foi até batizado. “Demos o nome a ele de Truncado”, disse.

» A veterinária Maria Guadalupe Santos disse que há a possibilidade de Tunado sobreviver
Compartilhar

Deixe uma resposta

*