Porto mateense no cinema nacional

0
847
» Integrantes do Projeto Boa Imagem durante gravações do curta, no Porto de São Mateus

Com produção do morador de Nova Venécia, Armando Mecenas, o curta-metragem “Entre dois Planos” foi selecionado para ser exibido no Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África e Caribe, no Rio de Janeiro, entre os dias 30 de agosto a 9 de setembro.
O evento está completando 10 anos, tendo mais de 80 produções brasileiras e internacionais de cineastas negros premiados e também de jovens revelações. A programação vai acontecer nos espaços do Cinema Odeon e Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia) e Museu de Arte do Rio (Praça Mauá).
A edição recebe cineastas da África do Sul, Nigéria, Guadalupe, Senegal, Burkina Faso, Etiópia, Camarões, Gana e Ruanda possibilitando, a partir de exibições e debates, o intercâmbio com realizadores brasileiros e da diáspora africana.

» Oficinas deram início às gravações do curta, “Entre dois Planos”

O Curta
Com duração de 15 minutos, o filme contou com 65 pessoas, dentre elas, 25 produtores. Tendo como cenário a cidade de São Mateus, a película foi gravada no Sítio Histórico Porto, contando com a atuação de atores mateenses, dois venecianos (o monitor Espiga e a capoeirista Mística, do Grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A.) e a protagonista Joyce, que é capixaba, mas radicada no Rio de Janeiro.
A ideia de gravar um curta-metragem surgiu, durante a Oficina de Produção Audiovisual, idealizada pelo Projeto Boa Imagem, de Mecenas Produções. A película foi feita pelos alunos do projeto, com a direção do cineasta carioca Flávio Leandro, contratado para dar aula para os alunos do Boa Imagem.
Com a conquista do Fundo Estadual de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Espírito Santo (Funcultura), quem se inscreveu no Boa Imagem, pode contar com curso de graça. As aulas e as gravações aconteceram em janeiro do ano passado.
“O objetivo do projeto Bom Imagem é implantar na região Norte capixaba, um polo de cinema e vídeo na região. Temos aqui uma riqueza de cenários e pessoas interessadas em fazer cultura. Sem contar, claro, na herança genética existente aqui, que é espetacular. Mas para isso, precisamos de apoio, de parcerias. Nova Venécia também tem potencial, o que faltam são políticas públicas voltada para a área”, fala Mecenas.

» Mecenas, que mora em Nova Venécia, é o produtor do filme

Entre dois Planos
Uma jovem negra e artista plástica retorna a sua cidade natal, São Mateus, ES, depois de cinco anos. Ao chegar à cidade, na trajetória até a casa dos seus pais, personagens diversas conhecidas suas, ignoram-na ou fingem não conhece-la. Naquele curto trajeto, que para ela parece uma eternidade, uma série de inquietações dominam todo o seu ser. Ela busca respostas para algo da qual não vê solução, e nem faz sentido

Ficha Técnica:
Roteiro e direção de Flávio Leandro, Com Joyce Viana (atriz Convidada); Direção de Fotografia Wagner Oliveira, Coordenação de Produção – Armando Mecenas. Produzido pelos Alunos da Oficina de Produção Audiovisual do Projeto Boa Imagem São Mateus-Es – realizado com recursos do Funcultura – Secultes – Governo Do Espírito Santo.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*