Projeto “Natal Iluminado” é encerrado com comemoração no Dia de Santos Reis

0
68

Como uma das ações que finalizam a campanha “Natal Iluminado”, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na última sexta-feira (05), o Dia de Santos Reis ou Dia de Reis como também é conhecido.

A programação teve início às 19h30, no saguão da Prefeitura, com uma cantata aos pés do presépio. A população teve boa participação prestigiando a apresentação dos três grupos de Folia de Reis do município: Folia de Santo Reis, Folia Sois Reis e Folia Nosso Senhor do Bonfim.

Em seguida, o cortejo saiu em direção à Praça Adélio Lubiana, onde aconteceram as tradicionais manifestações culturais. Enquanto os músicos se apresentavam no palco, os bonecos completavam o espetáculo com as danças na Praça, no espaço onde acontece a Feirarte.

De acordo com o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Anderson Sabino, manter a tradição é fundamental para valorização da cultura e apoio aos grupos de folia do município. “Tivemos ótima participação das pessoas. A união dos grupos culturais que saíram em cortejo para se apresentar na Praça, também fez o diferencial. Além de valorizar a tradição e encerrar com chave de ouro o nosso projeto Natal Iluminado, pudemos oferecer a toda comunidade uma série de apresentações culturais que dão ênfase aos talentos que temos no nosso município. Estamos valorizando nossas memórias populares religiosas com as festividades natalinas, por meio dessas tradições culturais imateriais, passando de geração para geração”, frisa Sabino.

No final da comemoração, cada grupo recebeu da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo uma placa de homenagem pela valorização da arte. Além de Anderson Sabino, estiveram presentes no evento os secretários municipais Edson Marchiori (Planejamento), Natalino Cassaro (Agricultura) e Márcia Santos (Ação Soial).

Tradição

Pela tradição, o Dia de Reis é celebrado em 6 de janeiro. A data é marcada pela memória católica que lembra o dia em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que chegaram do oriente, guiados por uma estrela.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*