Seag faz vistoria em barragens de Jaguaré e Sooretama

0
162

Equipes da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) deram início às vistorias nas barragens existentes no Espírito Santo. Nesta terça-feira (29), a equipe visitou os municípios de Jaguaré e Sooretama. Serão feitos monitoramentos para avaliar a situação de cada barragem como forma de prevenção.

As visitas técnicas da Seag seguem durante toda esta semana e na próxima. As equipes também vão fiscalizar barragens localizadas nos municípios de Marilândia, Colatina, Nova Venécia, Baixo Guandu, São Roque do Canaã e Santa Teresa.

O trabalho faz parte do planejamento anunciado nessa segunda-feira (28), pelo governador do Estado, Renato Casagrande, com o intuito de prevenir desastres como o que ocorreu em Brumadinho/MG. A reunião envolveu secretários, presidentes e diretores de órgãos e autarquias. Foi anunciada a criação de um comitê para acompanhar a situação das barragens no Estado.

O Espírito Santo tem 98 barragens de reserva de água particulares registradas no cadastro de segurança da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) e outras 15 públicas, sendo seis entregues e nove ainda em construção. Não há registro de barragens de rejeitos de mineração, como a que se rompeu em Brumadinho (MG), na última sexta-feira (25).

Os municípios e as barragens a serem vistoriadas nos próximos dias são:

– Marilândia – Liberdade;

– Colatina – Paul de Graça Aranha;

– Nova Venécia – Assentamento Três Pontões e Assentamento 13 de Maio;

– Baixo Guandu – Pinga Fogo e Bonfim;

– São Roque do Canaã – Alto Santa Júlia e Santa Júlia Agrovila;

– Santa Teresa – Cabeceira 25 de Julho e Afluente de 25 de Julho.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*