Seag participa de reunião do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura

0
22
Foto: Carlos Pereira

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), participou, nesta quarta-feira (10), do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura (Fosemag). A reunião faz parte da programação da ExpoSul Rural, que vai até o próximo domingo (14), em Cachoeiro de Itapemirim. Além de estreitar as relações entre o Estado e Municípios, o encontro também serviu para estabelecer ações conjuntas visando o desenvolvimento da agricultura no Espírito Santo.

Para o secretário de Estado, Paulo Foletto, esse primeiro encontro foi de grande importância para o setor, permitindo a identificação das demandas existentes em cada região. “Precisamos resgatar o Fórum para colocar em dia nossas pautas, as necessidades de cada região, trabalhando-as por microrregiões para que, juntos, possamos definir as diretrizes que a Seag irá adotar em relação às secretarias municipais”, comentou.

Foletto ressaltou ainda que o Fórum é uma oportunidade para troca de experiências entre os gestores. “Esse encontro nos aproxima das queixas e das conquistas de todos. Essa é a grande vantagem de estarmos sempre conectados”, afirmou o secretário de Estado, que defende a marcação de novos encontros.  “Para que possam ser compartilhadas opiniões e necessidades, criando um canal direto de comunicação com cada um dos municípios”, acrescentou.

Para o presidente do Fosemag, o secretário de Agricultura de Santa Teresa, Jorge Faustino Tononi Natalli, a união das entidades contribui para desenvolvimento do setor. “O principal objetivo dessa reunião é poder estar junto ao secretário [de Estado], Incaper,  Idaf e a Ceasa para que a gente possa discutir as políticas públicas desse novo Governo a serem adotadas no Espírito Santo, porque elas refletem diretamente em cada município”, avaliou.

De acordo com Jorge Natalli, a expectativa de todos com a nova gestão da Seag é a melhor possível. “Até porque já começamos um diálogo bacana e muito interessante, só pelo fato de nos receber e de dar todo o apoio”, comentou.

Exposul Rural

Uma dos maiores eventos de agricultura do Estado, a ExpoSul foi bastante elogiada pelo secretário Paulo Foletto, que destacou a apresentação de novas tecnologias para o campo. “Hoje existe a possibilidade de se trabalhar com drones em tempo real, além da modernização da agricultura em relação a insumos e nutrientes. A ExpoSul permite essa troca de experiências. Haverá demandas do setor produtivo e a Secretaria trabalhará para solucioná-las de forma coletiva”, garantiu.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*