Sicoob e Coopeavi vão abastecer suas unidades com energia solar

0
140

O Sicoob ES, em parceria com a Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana (Coopeavi), iniciou a instalação de usinas fotovoltaicas que irão gerar energia para as unidades atendidas pela concessionária EDP Espírito Santo. A produção deve chegar a 125 mil Kwh/mês, o que seria suficiente para abastecer aproximadamente 500 residências.

O vice-presidente do Sicoob ES, Arno Kerckhoff, ressalta que a expectativa é proporcionar uma economia entre 20 e 25% comparado ao custo do sistema tradicional e ainda propiciar benefícios para o meio ambiente. “A geração de energia limpa contribui para a redução de gastos e causa menos danos ambientais, evitando, por exemplo, a construção de barragens e a alteração do curso de rios e nascentes”, ressalta.

A usina geradora vai ser instalada em Ibiraçu, no telhado do Complexo Logístico Coopeavi, que é parceira do Sicoob na realização do empreendimento. Em contrapartida, o Sicoob entra com parte de uma estrutura para que haja compensação de energia nas unidades da Coopeavi.

Segundo o vice-presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, a parceria é piloto para que outras propostas possam ser desenvolvidas nos demais locais de atuação da cooperativa. “O projeto vai servir como experiência para iniciativas futuras nas nossas unidades, além de reduzir custos de energia das nossas filiais através de compensação da geração de energia. Temos outras com capacidade para instalar o sistema de energia fotovoltaica, e o Sicoob certamente será nosso parceiro”, destaca.

A energia produzida no Complexo Logístico será distribuída para as agências do Sicoob e unidades da Coopeavi em todo o Estado abastecidas pela EDP, como especifica o marco regulatório para a geração de energia compartilhada. Ou seja, os beneficiados têm que estar na mesma área de concessão da distribuidora de energia. O projeto deve ser concluído até junho de 2019.

Projeto Piloto em Santa Maria de Jetibá

Na agência do Sicoob de Santa Maria de Jetibá, na região serrana, uma usina fotovoltaica está em pleno funcionamento desde o final do ano passado.  O ponto de atendimento foi equipado com placas solares, que captam a luz, convertendo-a em eletricidade.

A energia produzida pelo estabelecimento é responsável pelo abastecimento do prédio, cuja usina funciona no sistema de autoconsumo remoto e compartilhado. Isso significa que a energia produzida na agência pode ser utilizada em outros locais. Essa foi a primeira usina do Espírito Santo deste tipo e os resultados são satisfatórios.

Próximos passos

A parceria do Sicoob ES com a startup CleanClic – Gestão Inteligente de Energia, vai ampliar a oferta da geração de energia compartilhada aos associados interessados em produzir sua própria energia.

“O compartilhamento de energia é uma tendência mundial e, muito em breve, este modelo de geração vai chegar a todos que desejam consumir uma energia de fonte limpa e renovável”, explica Vitor Romero, CEO da CleanClic, uma startup voltada para dar acesso a pessoas e empresas à geração de energia compartilhada.

Segundo Romero, é possível uma redução significativa no valor da conta de energia com a geração de energia compartilhada por meios de créditos de compensação. Os interessados adquirem cotas da usina e recebem a proporção da geração. “O sistema da CleanClic segue o mesmo princípio do cooperativismo: ninguém perde quando todo mundo ganha”, defende Vitor.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*