Solenidade marca os 47 anos do 2º Batalhão da Polícia Militar em Nova Venécia

0
391

O 2º Batalhão da Polícia Militar, localizado na cidade de Nova Venécia, completou seu 47º aniversário na última sexta-feira (09).

A solenidade militar foi realizada teve início às 17h, na sede da Unidade, com a participação de autoridades civis, militares e convidados.

O evento foi prestigiado por um público de aproximadamente 300 pessoas, dentre os quais, o CEL PM Sérvio Túlio Mariano Salazar, Comandante da 15ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais; o TEN CEL PM Luciano Freire, comandante da 24ª Cia Ind MG; o Comandante do Segundo Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Sebastião Aleixo Santos Batista; o Delegado de Polícia Civil de Nova Venécia, Líbero Penello; o Subcomandante do 2º BPM, Major Jefson Coelho Correia; o Maj PM Anilton, comandante da 89ª Cia Ind; o Cap PM Cristiano Malacarne, Comandante do Corpo de Bombeiro de Nova Venécia; o Cap PM Freire, representante da CAEMA; Oficiais e Praças do 2º BPM, da Polícia Militar do Estado da Bahia e de Minas Gerais; o Juiz da Comarca de Nova Venécia, Dr. Ivo Nascimento Barbosa, Promotores de Justiça, representantes da Multivix e do IFES; Diretora da Esesp Dangela Maria Bertoldi Volkers; Prefeitos; Vereadores; Secretários Municipais, Presidentes de Conselhos de Segurança; Diretores e Professores de escolas; Gerentes de Instituições Financeiros e outros convidados.

O primeiro ato da solenidade foi marcado com o cântico do Hino Nacional Brasileiro, acompanhado pela Banda de Música da PMES, que abrilhantou as comemorações. Em seguida foi feita uma homenagem ao Soldado PM Reformado Hilson Gomes de Aguiar, de 78 anos. De acordo com o Tenente-Coronel ALEIXO, Comandante do 2º BPM, o Soldado Hilson, participou da cerimônia de inauguração do 2º BPM, realizada no dia 09 de março de 1971. O Militar ingressou na PMES no ano de 1957, após servir ao Exército Brasileiro, e passou para a reserva remunerada no ano de 1987. Ele também participou do Conflito do Contestado, entre os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Na oportunidade foram homenageados os Militares Estaduais que passaram para reserva remunerada recentemente, os quais receberam um certificado pelos relevantes serviços prestados a PMES.

Durante o evento, foram apresentados os novos Sargentos do 2º BPM, os quais participaram do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS/2017) e formaram no dia 22 de fevereiro de 2018.

Para o Tenente-coronel Sebastião Aleixo Batista, comemorar o aniversário da Unidade com as comunidades já é praxe. “Nosso objetivo é reforçar os usos e os costumes militares, além do cunho social de integração entre os poderes estatal e municipal, e proporcionar a valorização do policial militar, uma vez que destaca a importância deste servidor como agente promotor da cidadania”.

A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa em continência a maior autoridade presente. O grupamento de desfile foi comandado pelo Capitão PM Manoel Gambarti Junior e acompanhado pela banda de música da PMES.

Após a solenidade os convidados foram recepcionados pelo comandante com um coquetel no rancho da Unidade.

Histórico

O Segundo Batalhão de Policia Militar, instalado em Nova Venécia/ES, foi criado a partir da Lei Orgânica da Polícia Militar nº 2579.

O ato de instalação ocorreu no dia 09 de março de 1971, tendo como primeiro comandante, o Tenente-coronel PM Rubens de Souza Papi, e contou com a presença do Dr. Cristiano Dias Lopes Filho, então Governador do Estado. Na época a Unidade, foi a primeira Organização Militar Estadual (OME) a ser instalada fora do Quartel do Comando Geral da PMES, e era responsável por toda região norte do Estado, incluindo os Batalhões de Aracruz, Linhares, Colatina e Barra de São Francisco.

Hoje, o Segundo Batalhão é responsável pela segurança pública não só de Nova Venécia, mas também dos municípios de Boa Esperança, Montanha, Mucurici, Pinheiros, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, Vila Pavão e Vila Valério, no firme propósito de defender os valores da sociedade norte-capixaba.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*