Solenidade marca troca de comando do Corpo de Bombeiros

0
132
O coronel Alexandre dos Santos Cerqueira é o novo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (Foto: Foto: Hélio Filho/Secom)

O coronel Alexandre dos Santos Cerqueira é o novo Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo. A Passagem de Comando ocorreu na noite desta quarta-feira (2), no Quartel do Comando-Geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória. O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, prestigiaram a solenidade.

Após a cerimônia da troca de espadas com o comandante anterior, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, que simboliza o início de um novo ciclo na Corporação, o coronel Cerqueira discursou. “Vamos ter transparência, ouvir os diversos setores e procurar atender aos anseios da sociedade. Todos são importantes para o sucesso da nossa Instituição. Desejamos atuar dentro do Programa Estado Presente de forma efetiva. Queremos conhecer as ideias e sugestões de todos. Não queremos realizar o melhor comando, mas sim complementar o anterior. Queremos prestar um serviço de excelência”, afirmou.

O governador Renato Casagrande ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros no atendimento à população: “O Corpo de Bombeiros está integrado a um plano de governo que irá atender a quem mais necessita da administração pública. O bombeiro militar protege a sociedade e estará inserida no Estado Presente. Em nosso primeiro governo estruturamos a instituição para que hoje tivesse condições de enfrentar crises como excesso de chuva, de seca e de incêndios, entre outros. O Coronel D’ Isep deixa um trabalho exemplar e queria dar as boas-vindas ao Coronel Cerqueira que está muito motivado”, ressaltou.

O secretário Roberto Sá garantiu todo o apoio necessário para que o novo comandante possa fazer o melhor trabalho em prol da população: “Quero parabenizar o coronel pelo currículo invejável. Em um curso que realizei de salvamento em montanhas no Rio de Janeiro pude perceber como o Corpo de Bombeiros é dedicado às missões mais difíceis. Os senhores são um dos nossos grandes patrimônios e destaco nossa busca incessante de melhores dias e valorização do servidor”, afirmou.

E ainda completou: “Temos a percepção que a sociedade espera muito de nós e contem com toda a estrutura de governo para conseguirmos dias melhores. Nossa sociedade ficará muito feliz com os senhores”, destacou Roberto Sá.

Perfil

Coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, 47 anos, casado. Graduado em Administração e Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Administração Pública na Universidade Gama Filho (UGF), mestre em Administração e doutorando em Administração, ambos pela UFES.

Concluiu o Curso de Formação de Oficiais em primeiro lugar, no ano de 1993.Fez cursos de Mergulho, Salvamento em Alturas, Busca em Estruturas Colapsadas, além dos cursos de Busca e Resgate, realizado no Japão, e Salvamento com Embarcações, realizado em Portugal.

No CBMES, comandou a Companhia de Busca e Salvamento no 3° Batalhão de Bombeiros Militar, em Cachoeiro de Itapemirim. Em Vitória, chefiou o Centro de Atividades Técnicas, onde coordenou a construção do novo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e a implantação do Sistema Integrado de Atividades Técnicas. Atuou, também, como Diretor de Pessoal, Orçamento e Finanças e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, que foi seu último cargo antes de ser nomeado Comandante-Geral.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*