Veneciano é finalista de prêmio nacional de sustentabilidade

0
147

O professor veneciano, Wemerson Nogueira, está de volta aos holofotes nacionais.
Ontem, segunda-feira (20), a Fercomercio-SP divulgou os finalistas da 6ª edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, e Wemerson está entre eles, na categoria Academia, como aluno, com o projeto Filtrando as Lágrimas do Rio Doce, desenvolvido por ele com o objetivo de promover melhorias na aprendizagem de alunos que apresentam dificuldades na interpretação e compreensão da tabela periódica e outros componentes do conteúdo de química, além de encontrar uma solução para ajudar os moradores ribeirinhos na localidade de Regência, que sofreram com o grande impacto ambiental, após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana.
De acordo com Wemerson, ele soube no ano passado que as inscrições para o concurso estavam abertas. “Entrei no site e vi que o objetivo era apresentar um projeto de sustentabilidade, que tenha contribuído com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Com isso, li o regulamento e observei que poderia participar na categoria Academia, como aluno do Ensino Superior, já que eu tive que voltar para faculdade e cursar novamente a graduação, devido a invalidade do meu diploma. Notei que seria a oportunidade de continuar buscando o reconhecimento pelo meu projeto. Assim, eu transformei meu projeto “Filtrando as Lágrimas do Rio Doce”, em uma pesquisa científica, e dei continuidade na implantação dos filtros. Avancei nas pesquisas e fortaleci ainda mais as ações. Ao me inscrever, participei do processo seletivo no qual fui avaliado por juízes do prêmio e tive a honra de estar entre os três finalistas para concorrer ao prêmio”, disse.
Para ele, estar na final do prêmio é de suma importância na sua vida. “Eu me sinto muito orgulhoso em poder, mais uma vez, participar de um prêmio tão importante envolvendo o projeto do Rio Doce. Desde quando precisei retornar para Universidade e cursar, novamente, minha graduação, eu não quis abandonar o projeto. Por isso, transformei ele em uma pesquisa científica, aprimorei novas ferramentas e metodologias, e continuei replicando os filtros usando recurso próprio, que retiro de cada palestra, hoje, realizada no Brasil. Com isso, o projeto vem crescendo. Ficar entre os três finalistas comprova, de fato, que para fazer a diferença, só basta acreditar e lutar pelo seu objetivo”.
E Wemerson disse que, se caso vencer o prêmio, o dinheiro ganho já tem uma finalidade. “Vou ajudar Nova Venécia, apoiando projetos de sustentabilidade em escolas municipais, porque, de fato, valorizar minha raiz e origem é e sempre será fundamental para mim em cada reconhecimento”, frisou.
Atualmente, Wemerson Nogueira está cursando o 4º período de Ciências Biológicas, na Universidade Paulista (UNIP).
Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
O prêmio se destina às categorias Empresa, Entidade Empresarial, Indústria, Órgão Público, Academia e Jornalismo. Os vencedores serão revelados durante a cerimônia de premiação, prevista para o próximo mês. Os trabalhos vencedores de cada categoria receberão títulos de capitalização ou previdência no valor de R$ 15 mil.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*