Veneciano na Copa São Paulo de Futebol Júnior

0
2133
João Pedro já está em Jaú, no interior de São Paulo, com o Serra

O jovem zagueiro veneciano, João Pedro Bis Rossim, de 19 anos, vai jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela equipe do Serra.

A estreia acontece nesta sexta-feira (03), contra o Vitória (BA), às 20h, no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, há cerca de 300 quilômetros de São Paulo. Depois, o Serra volta a campo na segunda-feira (06), contra os donos da casa, o XV de Jaú, às 17h45, e encerra sua participação na primeira fase contra o Guarani (SP), na quinta-feira (09), também às 17h45. Todos os jogos serão transmitidos, ao vivo, pela FPF TV.

João Pedro está no clube serrano desde 01 de outubro. Ele chegou lá após seu empresário, Nivaldo Ramalho, conseguir um teste com mais 10 zagueiros. “Na época, todos estavam em clubes antes de vir e eu estava na faculdade. Tranquei o curso, treinei sozinho entre agosto e setembro e fui para lá. Consegui passar na fase de testes e hoje estamos aqui em quatro zagueiros”, disse.

Segundo ele, a participação de Nivaldo foi essencial no projeto. “Ele já me levou para fazer testes em outras oportunidades antes de eu machucar o joelho e agora me ajudou com essa nova oportunidade. Ele não me auxilia em nada financeiramente. Apenas me dá as oportunidades e abre as portas”.

Antes de chegar ao Serra, Nivaldo levou João Pedro para testes no Atlético Mineiro e no América Mineiro. “Em ambos, eu fui bem, passei na primeira fase, mas não consegui seguir adiante. Antes desses dois clubes, também passei pelo Cruzeiro, onde meu antigo técnico, Régis Masarin, me deu essa oportunidade. Também passei na primeira fase, mas assim como nas outras, não segui adiante”.

Porém, dessa vez, João Pedro disse que espera ser diferente. “Pretendo aproveitar da melhor forma a oportunidade e vingar no futebol profissional”.

E está sendo. De acordo com ele, esta é uma sensação que não consegue descrever. “Está sendo incrível. É um sonho. É tudo o que eu sempre procurei durante minha vida. Há cerca de um ano e meio eu tive que parar, pois tinha machucado o joelho, e para não ficar parado em casa e seguir a vida, eu comecei a fazer faculdade, porém, quando surgiu essa oportunidade, eu não pensei duas vezes. Fiz de tudo para conseguir estar aqui hoje e, Graças a Deus, ele me presenteou com essa experiência e uma grande chance para mudar o rumo da minha vida”.

E nada melhor do que começar a mudar essa história com a disputa da maior competição de base do Brasil: a Copa São Paulo de Futebol Júnior. “É a competição mais importante que eu já pude disputar. Hoje, é a maior vitrine para o futebol sub-20 e, Graças a Deus, eu tenho essa oportunidade, que pode mudar a minha vida daqui para frente. Independentemente do resultado, darei o meu melhor na competição, porque isso foi tudo que eu sempre pedi a Deus: uma outra chance. E maior do que essa, não poderia ter”.

Apesar de não ter a titularidade garantida, João Pedro revelou que a expectativa pela disputa da competição é grande. “O objetivo é fazer um grande campeonato. O time do Serra é bem preparado, foi campeão invicto do último Campeonato Capixaba, alcançando a classificação para a Copinha. Treinamos intensamente o físico e o psicológico, para fazer o nosso melhor e assim alcançar bons resultados. Não sabemos como estão os outros times, como foi a preparação deles, mas o foco é dar o nosso melhor e colher bons resultados”.

E para chegar onde chegou, o veneciano se inspira em grandes nomes do futebol. Nada mais, nada menos, do que o brasileiro Dedé, campeão por Vasco e Cruzeiro, e os campeões mundiais por Espanha e Itália, Carles Puyol e Fabio Cannavaro. “São os grandes nomes que eu mais me identifico pelas minhas características, que são interceptação aérea na defesa, antecipação, jogadas ofensivas em escanteios e tranquilidade para sair jogando”.

Por fim, o zagueiro falou sobre a importância da família em todo o processo. “Foi a base de tudo. Em alguns momentos, eles até acreditaram mais do que eu mesmo. Quando eu machuquei me apoiaram, quando decidi trancar a faculdade, também. Eles sempre me apoiam e me dão forças de todas as formas possíveis”.

Antes de chegar ao Serra, João Pedro jogou pelas categorias de base de Nova Venécia, onde foi bicampeão da Copa A Gazetinha, em 2011 e 2013, pelas categorias sub-11 e sub-13, além de disputar outras competições, como a Copa Guri e a Copa da Juventude. Pelo colégio Veneciano, ele também disputou o Campeonato Brasileiro de Futsal dos Jogos Escolares, em Londrina (PR), após ser campeão Municipal, Regional e Estadual, invicto.

Além de João Pedro, o time do Serra, que atualmente é treinado por Allan Muzi, que está indo para sua 5ª participação na Copinha, conta com outro ex-jogador do time de Nova Venécia, que é o meia Leonardo Oliveira, natural de Mantenópolis. Ele foi companheiro do zagueiro até os 14 anos, quando seguiu para o Atlético Mineiro, antes de chegar ao clube serrano.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*