Veneza completa 65 anos encarando desafios para vencer

0
122

O caminho até chegar aqui foi cheio de altos e baixos e trouxe aprendizado para uma cooperativa de uma cidade do interior, que já tomou proporções nacionais, afinal, “somos” um dos maiores produtores de queijo muçarela do País


Uma empresa com 1,2 mil cooperados ativos e 65 anos de tradição, é o espelho de que o modelo cooperativista pode dar certo. Com habilidade em transformar o que funcionava de forma unitária, um grupo formado por 17 produtores de leite, mudaram a história do que hoje é a Veneza.

A empresa antecipou a evolução das necessidades dos consumidores, e mesmo em uma época difícil, trouxe para a cidade, que ainda nem era emancipada, a Cooperativa de Laticínios de Nova Venécia. A fundação aconteceu exatamente no dia 30 de abril de 1953.

O sucesso hoje se esbarra com as mudanças que aconteceram na instituição, fazendo com que, decisões se unissem à melhorias. Em 1972 foi época da unidade ter um novo nome comercial: Coopnorte, que trouxe a junção e ampliação de novas das atividades.

A partir daí, um novo marco iniciou, e os produtos que eram fabricados na época, passaram a levar a marca Veneza, uma homenagem aos fundadores do município veneciano.

A Coopnorte se expandiu rapidamente e sua determinação, compromisso e espírito pioneiro, a levam a cravar no município, uma indústria muito bem-sucedida, com atendimento a diversos municípios e incorporando outras cooperativas. Em 1978 a instituição ganhou sua própria sede administrativa.

Na década de 80, o empreendimento contou com o surgimento da Suinorte e Frinorte, instalação de uma fábrica de rações, criação de uma unidade de armazenamento de milho e abertura do supermercado e posto de combustível. Foi um “mix” de inovações no mercado econômico veneciano.

» A Cooperativa de Laticínios de Nova Venécia foi fundada no dia 30 de abril, de 1953

Os fundadores
Alice Neves; Antônio Cunha; Antônio Daher; Braulino Bonomo; César Pansiere; Dacílio Duarte Santos; Firmino Theodoro; Guilherme Ferreira lima; João Marcarini; Jocundo Cypriano; José Pansiere; José Flores; Milton de Oliveira; Octávio Ayres de Farias; Tito dos Santos Neves; Vicente Tagliaferre; Zenor Pedrosa Rocha


Modernidade e sabor

Com uma fábrica moderna caracterizadas por uma produção eficiente, a Veneza aponta no mercado com ideais em nutrição, qualidade, segurança, preço acessível e sabor. Na Cooperativa, a média da captação por dia é de 133 mil litros de leite, somando cooperados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Já sobre o faturamento, a empresa prefere não divulgar valores.

Marcada por nascer antes mesmo do município, a empresa é sinônimo por revolucionar a cozinha, com pensamentos de praticidade e conveniência, sem abrir mão do sabor e da qualidade.

Hoje, a Veneza que tem na presidência, José Carnieli, emprega 400 colaboradores diretamente e está presente em três estados: Espírito Santo, Bahia e São Paulo, oferecendo um mix com 56 tipos de produtos derivados do leite.
Um mapa de sucesso que se aplica até hoje, a Veneza é uma empresa que se preocupa com a saúde e bem estar de seus consumidores, trazendo também produtos sem açúcar, fit e light.

Ao celebrar mais de seis décadas, a Cooperativa continua convencida de que para ter sucesso ao longo prazo, precisa criar valor para seus cooperados, para as comunidades em que opera, e a sociedade como um todo. E isso, a Veneza saber fazer e muito bem!

» Empresa é sinônimo por revolucionar a cozinha, com pensamentos de praticidade, sem abrir mão do sabor
» Assembleia Geral Ordinária da Veneza reúne a presidência, diretoria e representantes de instituições rurais

Década de 90
Nascendo com o propósito de levar consigo a marca veneciana Brasil afora, foi na década de 1990, que a Coopnorte começou a buscar novos mercados e direcionou suas atividades para a industrialização de queijos. A inovação deu tão certo que, hoje, o carro-chefe da indústria é o queijo muçarela.


Alto padrão de qualidade

O controle de qualidade do leite Veneza é de alto padrão, de acordo com as exigências legais.

A responsável pelo setor de qualidade da Cooperativa, Naiara Sarmenghi Moura, atribui a credibilidade da marca à maneira de lidar com a questão. “A Veneza possui como política de qualidade, fabricar produtos lácteos dentro dos padrões legais de segurança alimentar, além de sempre desenvolver produtos inovadores para atender de forma satisfatória todos seus consumidores, como os produtos zero lactose e zero açúcares”, frisa.

No laboratório interno são verificados os parâmetros de acidez, teor de gordura, crioscopia, densidade, antibiótico, alizarol e análises para detecção de fraudes no leite. Além disso, a Veneza coleta de amostras e encaminha para laboratório externo, com objetivo de análises de gordura, lactose, proteínas, extrato seco total, extrato seco desengordurado, CCS – Contagem Células Somáticas e CBT- Contagem Bacteriana Total.

» Controle de qualidade do leite Veneza é de alto padrão, de acordo com as exigências legais


Reconhecimento empresarial

A Cooperativa Veneza recebeu o troféu do Prêmio Notícia 2017, na categoria Grande Empresa.

A pesquisa espontânea foi realizada no município de Nova Venécia pela empresa G9 Pesquisa, Desenvolvimento e Consultoria, sendo entrevistadas 250 pessoas. No levantamento foram analisados 75 segmentos da sociedade veneciana.

A Veneza foi incluída entre as 150 maiores empresas do Espírito Santo, conforme o ranking da Findes. A empresa está entre os maiores laticínios produtores de queijos do País.

» O vice-presidente da Cooperativa, Erik Zottele Pagung recebeu o troféu do Prêmio Notícia 2017, na categoria Grande Empresa

O que a Veneza oferece aos seus cooperados?

PROGRAMA LEITE CERTO: melhoria de produtividade e lucratividade
A média de produção de leite daqueles que aderem ao Programa chega a ser três vezes maior do que a nacional.

APLENC/ FÁBRICA DE RAÇÃO: insumos a preços reduzidos
Criada com o intuito de baixar o custo dos insumos e facilitar a aquisição de produtos como ração balanceada, farelo de soja, fubá, leite em pó, mineral, adubos e sementes. Os cooperados contam com até 50 dias de prazo para efetuar o pagamento.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E VETERINÁRIA: equipe de profissionais à disposição do cooperado
Os cooperados da Veneza contam com uma competente equipe de veterinários formada por profissionais que prestam assistência em toda região de atuação da Veneza.

FAEVEs – FAZENDAS EXPERIMENTAIS: o que deu certo vai para a propriedade
Entre os benefícios está a compra de bezerras que são recriadas ou inseminadas e vendidas de volta ao cooperado quando atingem de 21 a 24 meses de idade ou três meses de gestação, com custo reduzido e parcelado.

Atendimento aos produtores na área de alimentação
A Veneza mantém uma equipe para auxiliar o cooperado no plantio de alimento volumoso (milho e sorgo), e subsidia 50% dos custos com frete, plantio e colheita. Tratores e máquinas de pneus são disponibilizados para auxiliar essas ações.

Projeto de pastejo intensivo
Para o produtor interessado em aprimorar sua produção, a Cooperativa também disponibiliza um profissional técnico que elabora projetos de pastejo intensivo

CARTÃO DE COMPRAS “VENEZA COMPROCARD”: custo zero para o cooperado
O cartão de compras Veneza Comprocard funciona como uma espécie de adiantamento ao cooperado, que permite que ele realize compras em qualquer lugar do Brasil, nos estabelecimentos credenciados.

PLANO DE SAÚDE UNIMED: para toda família
Sendo um cooperado da Veneza, o produtor tem acesso a um Plano de Saúde

NÚCLEO FEMININO: união que faz a força
Formado por cooperadas, colaboradoras, esposas e filhas de cooperados, o Núcleo Feminino conta com cerca de 200 mulheres, que participam ativamente de cursos, palestras e encontros, proporcionando conhecimento e troca de experiências que contribuem com a melhoria da produtividade e qualidade de vida.

PROGRAMA JOVEMCOOP: oportunidades para a família do cooperado
O programa trabalha na capacitação de jovens que tenham entre 18 e 30 anos que estejam vinculados à cooperativa.

» Média de produção de leite de cooperado que adere programa oferecido pela Veneza, chega a ser três vezes maior do que a nacional
» José Carnieli: Presidente da Veneza
Compartilhar

Deixe uma resposta

*