Vila Pavão entre os municípios capixabas com melhor índice de Gestão Fiscal do Estado

0
505

Vila Pavão está entre os municípios capixabas que possuem as melhores gestões fiscais do Estado.

Dos 78 municípios capixabas, pelo menos 49 encontram-se em um situação preocupante quando o assunto é gestão fiscal. Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), mostrou que o quadro de muitas prefeituras capixabas, assim como de tantas outras a nível nacional, está prestes a entrar em colapso.

As prefeituras com melhor índice de gestão fiscal no Espírito Santo são: Aracruz, Vila Velha, Itapemirim, Vitória e Marataízes. Na região norte do Estado, apenas Vila Pavão, Sooretama e Conceição da Barra figuram no mapa com classificação entre 0,8 e 0,6 pontos.

Ibatiba, São Mateus e Alto Rio Novo foram os municípios que registraram os piores índices de gestão no Estado.

No Estado, 11 municípios tiraram nota zero nos gastos com a folha de pagamento. Isso aconteceu porque ultrapassaram o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A constatação foi possível a partir da análise de cinco variáveis: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida, que juntas formaram o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). No caso do Espírito Santo, apenas 66 administrações municipais foram avaliadas, uma vez que 12 cidades não deram transparência aos seus dados. A partir dessas informações, o resultado foi de que 74,2% das prefeituras têm situação fiscal considerada crítica ou difícil. No país, o número é ainda mais alarmante: 86%.

Compartilhar

Deixe uma resposta

*